Qual a importância da gestão financeira para clínicas

Segundo a Abramge – Associação Brasileira de Planos de Saúde, o Brasil é um dos países com maior volume de movimentação financeira quando o assunto é a saúde privada. Anualmente, o país movimenta cerca de R$ 90 bilhões somente nesse setor.

Com um sistema de saúde público deficitário, a rede privada de atenção à saúde é uma opção para parte da população. 

No entanto, apesar da demanda e dos números relevantes do setor, muitas clínicas e estabelecimentos de saúde ainda enfrentam problemas de gestão financeira.

Importância da gestão financeira para clínicas

Deixada de lado em boa parte dos estabelecimentos de saúde que atuam no Brasil, a gestão financeira para clínicas médicas é essencial para manter o equilíbrio e a solidez administrativa dos negócios.

Por meio de uma gestão financeira eficiente as clínicas médicas encontram diversos benefícios, dentre eles:

Controle de contas a pagar e a receber: Conhecer e controlar de perto o contas a pagar e também a receber, é um dos passos básicos e mais importantes quando o assunto é a gestão financeira;

Independente do setor onde atuam, as empresas precisam conhecer de perto o fluxo de receitas e despesas do negócio.

Controle de fluxo de caixa: Além de manter controle sobre todas as suas receitas e despesas, uma clínica também precisa observar a evolução do seu fluxo de caixa.

A manutenção do fluxo de caixa é essencial para a sobrevivência e o equilíbrio financeiro de qualquer negócio, logo não poderia ser diferente com os estabelecimentos que atuam na área da saúde, como é o caso de clínicas e hospitais.

Manter controle sobre o fluxo de caixa, evita por exemplo, que uma clínica médica assuma compromissos que não poderá assumir no curto prazo.

Planejamento financeiro e emissão de relatórios: Dentre inúmeras outras vantagens da gestão financeira para clínicas médicas, destacamos o planejamento financeiro e a emissão de relatórios.

Por meio de um planejamento financeiro bem estruturado as clínicas e demais estabelecimentos não somente garante a sua solidez financeira, como também podem pensar em investimentos, como por exemplo:

  • Aquisição de novos equipamentos;
  • Ampliação de suas instalações;
  • Ampliação do seu quadro de funcionários e especialistas;
  • Oferta de novos serviços e procedimentos;
  • Expansão da rede por meio da inauguração de novas unidades.

Cuide da gestão financeira da sua clínica e contribua para o crescimento dos seus negócios.

Conheça a Near You BPO

A Near You BPO é a solução em consultoria e gestão financeira que a sua clínica precisa para colocar as contas em dia.

Contamos com um time completo de especialistas que estão devidamente preparados para potencializar os negócios de clínicas e outros estabelecimentos na área de saúde, através de uma gestão objetiva, transparente e eficiente.

Conheça os serviços em consultoria financeira da Near You BPO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *