3 Dicas para evitar pouco dinheiro em caixa

Controlar o fluxo de caixa é um dos principais desafios da gestão financeira empresarial. Empresas com problemas de fluxo de caixa podem encontrar dificuldades até mesmo para manter em funcionamento algumas atividades consideradas essenciais para os seus negócios.

Por sinal, muitas empresas acabam contraindo empréstimos a juros elevados ou até mesmo encerrando suas atividades devido a insuficiência de caixa.

Temida pelos empresários, a insuficiência de caixa pode ser evitada com a adoção de boas práticas de gestão financeira voltada para o mundo dos negócios.

Neste conteúdo, a Near You BPO, empresa especializada na prestação de serviços em gestão e assessoria financeira de empresas, apresenta três dicas que podem evitar que a sua empresa fique com pouco dinheiro em caixa.

Para saber mais e conhecer detalhes sobre cada dica, acompanhe esse conteúdo até o final.

1.Acompanhe diariamente a evolução do fluxo de caixa

Nossa primeira dica para evitar que a sua empresa fique com pouco dinheiro em caixa é bem simples e tem como base o acompanhamento constante do fluxo de caixa.

Na gestão financeira empresarial, é essencial que o empresário ou pessoas de sua confiança devidamente capacitadas para este fim, acompanhem diariamente a evolução de caixa.

O fluxo de caixa, registra todas as entradas e saídas da empresa, ou seja, todas as suas receitas e despesas. Na prática, a análise e acompanhamento dessas movimentações serve como base para tomada de decisões importantes.

Através do fluxo de caixa, é possível verificar, por exemplo, se o volume de despesas da empresa vem sendo superior ao de receitas, fato que precisa ser corrigido para evitar uma insuficiência futura.

2.Pense no curto e no longo prazo

Outra dica importante para evitar que a sua empresa fique com pouco dinheiro em caixa, é pensar no longo prazo e não apenas no curto prazo.

Elaborar um planejamento que permita conhecer o fluxo de caixa futuro ou projetado da empresa é fundamental.

Esse tipo de análise impede, por exemplo, que a empresa assuma compromissos no presente sem que exista previsão orçamentária para honrá-los no futuro.

3.Utilize um sistema de gestão financeira

Por fim, a nossa terceira dica, diz respeito à gestão e organização financeira das empresas.

Muitas empresas ainda não contam com nenhum tipo de ferramenta que auxilie no controle das suas finanças, enquanto outras ainda utilizam controles rudimentares e ineficientes, o que pode ser um grande erro.

Empresas que contam com uma gestão financeira eficiente não abrem mão de softwares e ferramentas que permitam o acompanhamento em tempo real das suas finanças, e que apresentem relatórios e indicadores financeiros.

Utilizar a tecnologia a favor da gestão financeira empresarial é um dos caminhos para tomadas de decisão assertivas e também para evitar insuficiências de caixa e outros problemas financeiros.

Deseja profissionalizar a gestão financeira da sua empresa? 

Conte com o apoio de profissionais especializados e ferramentas adequadas para melhoria do controle financeiro sobre os negócios da sua empresa

Escolha quem entende do assunto, conte com a Near You BPO.

Deseja saber mais sobre os nossos serviços e descobrir como a Near You BPO pode contribuir para o planejamento financeiro e controle de fluxo de caixa do seu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *