Quais os principais indicadores financeiros para uma clínica médica?

Quais os principais indicadores financeiros para uma clínica médica? Como diagnosticar a saúde financeira de uma clínica?

Acompanhar a evolução dos indicadores financeiros para clínicas médicas é essencial para o sucesso dos negócios.

Através da evolução e acompanhamento contínuo dos indicadores financeiros, administradores e gestores podem tomar decisões importantes para o equilíbrio das finanças e crescimento dos negócios.

Você tem acompanhado os indicadores financeiros da sua clínica médica? 

Neste conteúdo, a Near You BPO apresenta alguns dentre os mais importantes indicadores financeiros para uma clínica médica, confira!

1.Retorno sobre investimentos – ROI

O indicador de retorno sobre investimentos, também conhecido pela sigla ROI, é um dos mais importantes indicadores financeiros para clínicas médicas.

Esse indicador tem por objetivo demonstrar se os investimentos realizados estão trazendo os resultados esperados. 

Na prática, o ROI demonstra se a clínica médica está no caminho certo ou se algo precisa ser modificado para melhoria dos resultados financeiros e operacionais.

Para encontrar o ROI de uma clínica médica, é preciso dividir o lucro líquido pelo valor investido no negócio. Se esse valor for maior que 1, significa que o resultado foi maior que o investimento. 

Reduza custos e otimize os lucros da sua clínica médica para potencializar o crescimento do ROI, ou seja, do retorno financeiro da sua clínica médica.

2.Fluxo de Caixa

Apesar de não ser propriamente um indicador, mas sim, um controle de entradas e saídas de recursos financeiros, o controle de fluxo de caixa nos permite avaliar e obter conclusões sobre as finanças de uma clínica médica e qualquer outro tipo de empresa.

Com o lançamento de todas as despesas e receitas do negócio no fluxo de caixa, podemos concluir se a clínica médica está obtendo lucro, prejuízo ou até mesmo ficando no zero a zero.

O fluxo de caixa também permite que gestores façam um comparativo mês a mês das finanças da clínica médica e identifiquem despesas que podem ser reduzidas ou eliminadas para potencializar os lucros do negócio.

Sendo assim, podemos afirmar que o fluxo de caixa é um dos principais indicadores financeiros para uma clínica médica.

3.Resultado Líquido

Popularmente conhecido como “Lucro”, o resultado líquido é a diferença entre as receitas e o montante de despesas e custos de uma empresa em determinado período.

Esse indicador tem o objetivo de demonstrar se uma empresa ou no nosso caso, uma clínica médica está gerando lucro (resultado positivo) ou prejuízo (resultado negativo).

O resultado líquido é um dos indicadores mais importantes no mundo dos negócios. Sendo assim, esse indicador também entra para a seleção dos principais indicadores financeiros para uma clínica médica.

Conheça a Consultoria Financeira da Near You BPO

A Near You BPO é a sua consultoria financeira especializada em gestão empresarial.

Contamos com um time formado por especialistas que estão devidamente preparados para potencializar os negócios da sua empresa, através de uma gestão objetiva, transparente e eficiente.

Para saber mais sobre os nosso serviços e descobrir como podemos contribuir para a gestão financeira da sua clínica médica, entre em contato conosco:

Telefone: (11) 2182-7512 / (11) 95402-4267

E-mail: comercial@nearyou.com.br

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira 09:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *