Dicas para análise de balanço de sua gestão financeira

Com a chegada do fim do ano, é hora de realizar um verdadeiro levantamento do período que passou e avaliar o resultado financeiro dos negócios, além é claro, de definir metas e estratégias para o próximo ano.

Sendo assim, torna-se indispensável elaborar e saber como interpretar detalhadamente um balanço financeiro, ferramenta capaz de contribuir para que o empresário tenha uma visão clara dos resultados da sua empresa em determinado período.

O que é o balanço financeiro de uma empresa?

Essencial para a análise e acompanhamento dos resultados das empresas e qualquer outro tipo de organização, o balanço financeiro ou patrimonial como também é conhecido, é até mesmo uma exigência legal para determinadas empresas.

Aparentemente complexo, o balanço financeiro é dividido em três grandes grupos de informações, são elas:

  • Ativo
  • Passivo 
  • Patrimônio Líquido

Vamos entender melhor o que cada uma dessas parcelas representa e o que elas podem nos dizer em um balanço financeiro? Confira o próximo tópico.

Compreendendo um balanço financeiro

Como citamos no tópico anterior, o balanço financeiro ou patrimonial está dividido entre ativo, passivo e patrimônio líquido, vejamos o que cada um dos termos representa.

Ativo: Na parte do ativo em um balanço financeiro são apresentados todos os recursos financeiros e direitos de recebimento de uma empresa. Sendo assim, fazem parte do ativo, itens como:

  • Caixa – Somatório de recursos disponíveis no caixa físico da empresa e também nas suas contas bancárias;
  • Direitos – Tudo aquilo que a empresa tem a receber, como vendas à prazo, restituições de tributos, dentre outras receitas;

Passivo: No passivo são listadas todas os custos e obrigações da empresa em determinado período, como por exemplo:

  • Custos com pagamento de funcionários;
  • Custos com pagamento de fornecedores;
  • Custos relacionados ao pagamento de contas como água, energia, internet, aluguel;
  • Dentre outros itens;

Patrimônio Líquido: Por fim, temos o patrimônio líquido, que é basicamente o resultado entre Ativo – Passivo, ou seja, o resultado financeiro e patrimonial das operações da empresa ou organização no período.

Resultado esse, que precisa ser positivo, em empresas equilibradas e saudáveis economicamente. Com exceção de alguns casos, onde a empresa, por exemplo, realiza elevados investimentos durante um determinado ano para retorno nos próximos anos.

Com base nas informações do balanço financeiro, podemos elaborar ainda, o DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício, relatório que demonstra com clareza quais foram as receitas e despesas de determinada empresa no período e o seu resultado operacional, ou seja, lucro ou prejuízo.

Observando atentamente essas informações, o empresário consegue visualizar e compreender a real saúde financeira dos negócios da sua empresa. 

Sendo assim, torna-se possível tomar decisões mais assertivas para minimizar custos e potencializar receitas, contribuindo para o crescimento contínuo da margem de lucro e dos negócios como um todo.

Como elaborar um balanço financeiro?

A sua empresa ainda não conta com  balanços financeiros e outros relatórios que possam ajudar você empresário a tomar melhores decisões e acompanhar de perto os resultados dos negócios?

É hora de preparar a sua empresa para voos mais altos, por meio de uma gestão financeira profissional e altamente qualificada.

Conheça o BPO Financeiro Near You e deixe à cargo da nossa equipe a responsabilidade de elaborar o balanço financeiro e outros demonstrativos importantes para a sua empresa.

Entre em contato conosco, conheça os nossos serviços e descomplique a gestão financeira da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *