Saiba como ter uma boa gestão financeira para sua empresa

Anualmente milhares de empresas deixam de existir no Brasil devido a problemas relacionados à falta de planejamento e a gestão financeira dos negócios.

Segundo dados do IBGE, a cada ano, mais de 700 mil empresas declaram falência, minando sonhos, empregos e negócios.

Boa parte dessas empresas, acabam encerrando as suas atividades devido a problemas de gestão financeira que poderiam ser evitados.

Pensando nisso, nesse conteúdo, a Near You BPO lista algumas dicas que são indispensáveis para uma boa gestão financeira empresarial. Não deixe de conferir!

1.Controle todas as receitas e despesas da sua empresa

Manter controle sobre todas as receitas (entradas de recursos) e despesas (saídas de recursos) da sua empresa, é o primeiro passo para uma boa gestão financeira.

Cuidar das finanças de uma empresa, pode ser mais fácil do que muitos imaginam. Na verdade, não existem muitos segredos.

Tudo o que o gestor precisa, é organizar o fluxo financeiro e as estratégias do negócio de forma a manter o fluxo de receitas sempre ou quase sempre em posição superior ao volume de despesas.

2.Acompanhe o fluxo de caixa do seu negócio

Para ter a certeza de que a sua empresa está gerando mais receitas que despesas, você precisa acompanhar de perto o fluxo de caixa dos seus negócios.

O fluxo de caixa é o responsável por manter o controle em ordem cronológica de tudo o que sai e entra no caixa da empresa, além de permitir o acompanhamento de saldo do caixa.

Vale destacar, que um caixa saudável é aquele que possui volume superior de entrada de recursos, quando comparado com o volume de saídas. 

Um caixa equilibrado e acompanhado de perto é um dos princípios para uma gestão financeira eficiente.

3.Evite assumir compromissos sem previsibilidade de caixa

Antes de assumir qualquer compromisso financeiro, faça uma análise das disponibilidades financeiras da sua empresa e do fluxo de caixa.

Na sua análise, considere o saldo disponível, a previsão de receitas e também a previsão de despesas, para ter a certeza de que será possível honrar o novo compromisso sem comprometer a saúde financeira da empresa.

4.Estruture uma reserva financeira

Por mais que todos os cuidados e boas práticas financeiras façam parte da rotina de uma empresa, ela nunca estará livre de imprevistos.

Sendo assim, em nome de uma gestão financeira equilibrada, recomenda-se a manutenção de uma reserva para possíveis imprevistos e emergências.

Uma boa estratégia é reservar ao menos 10% dos lucros da empresa em uma espécie de fundo para emergências.

Empresas que adotam esse tipo de fundo, oferecem maior resistência a cenários de instabilidade econômica e evitam contrair empréstimos e financiamentos a juros elevados.

5.Faça uso de relatórios e indicadores de gestão financeira

Por fim, faça uso de relatórios e indicadores que auxiliem na tomada de decisões e no acompanhamento da saúde financeira da sua empresa.

Ao acompanhar a evolução financeira dos seus negócios de perto, você estará pronto para tomar as melhores decisões no tempo certo.

Para saber mais sobre gestão financeira para empresas, continue acompanhando o nosso blog ou entre em contato com um dos nossos especialistas.

Telefone: (11) 2182-7512 / (11) 95402-4267

E-mail: comercial@nearyou.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *