Sem tempo para focar na parte financeira de seu negócio? Saiba o que priorizar

Se você está sem tempo para focar na parte financeira de seu negócio, e quer saber o que deve priorizar, então é só continuar lendo. Pois selecionamos algumas dicas muito importantes para te ajudar nessa empreitada!

A saúde da parte financeira de qualquer negócio é o que garante que sua empresa continue funcionando.

Porém, muitas pessoas não conseguem se organizar adequadamente, e também não conseguem definir o que é prioridade na hora de elaborar um bom planejamento financeiro.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas que podem ser muito úteis. Então continue lendo para ficar por dentro de tudo!

1.Planeje as despesas do seu negócio

Toda empresa tem receita, assim como despesas também. E você, como gestor, precisa estar não só capacitado para enfrentá-las, como ter tudo planejado para que, quando elas surgirem, sua empresa tenha condições de contorná-las, e arcar com todos os débitos.

Existem algumas despesas que são necessárias e indispensáveis para o funcionamento da empresa como, por exemplo, as contas de energia, água, internet, entre outras.

Ademais, além dessas contas, que a empresa deve pagar todos os meses, há também as despesas com funcionários, matéria-prima, estoque, fornecedores e etc.

Portanto, para não se perder no meio de tanta conta, você deve se programar primeiro, e não retirar do cofre direto para seu bolso, o dinheiro que for necessário para a manutenção do negócio.

Enfim, verifique antes se as entradas são suficientes para manter o bom funcionamento da sua empresa.

2.Avalie os prazos e negocie sempre que necessário

Negociar com seus clientes, mas, principalmente, com os fornecedores, às vezes é mais do que necessário.

Para isso, você deve primeiramente manter uma boa relação com todos eles. Tratando-os sempre de maneira respeitosa, educada e cordial.

Dessa forma, não só os negócios continuarão sendo feitos, mas você também terá mais condições de negociar prazos melhores para pagamentos, e até descontos.

Outra dica é ir pagando aos poucos, ficar sempre atento no fluxo de caixa e nos juros de cada dívida.

3.Priorize também a entrada de recursos financeiros

Dessa forma, você terá um bom retorno de capital, poderá investir em mais recursos para sua empresa, seja comprando mais matéria-prima, contratando funcionários, adquirindo um prédio novo ou reformando o que já é utilizado, comprando máquinas, entre outros.

Então, busque meios de aumentar a entrada de recursos financeiros na empresa. Uma dica é criar estratégias e promoções para aumentar as vendas. Para isso, você pode, por exemplo, oferecer descontos, brindes, parcelamentos, etc.

Enfim, use e abuse das estratégias de marketing nas promoções. Explore todo o potencial das redes sociais, use cartazes na fachada, panfletos e anúncios no e-mail de clientes cadastrados, e muitas outras estratégias.

4.Monitore o Fluxo de Caixa dos seus negócios

Conforme já dito anteriormente, ficar atento ao fluxo de caixa é muito importante, pois ele permite verificar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa em um determinado período de tempo.

O acompanhamento do fluxo de caixa faz permite que você consiga:

  • Tomar decisões para o futuro do negócio;
  • Ter informações importantes de forma mais ágil, como fontes de receitas, principais despesas, quais ações podem ser tomadas para ter um aumento de eficiência,
  • Além do controle financeiro.

Além disso, é com ele que você também conseguirá estabelecer metas com mais facilidade, elaborar estratégias de crescimento para a empresa, mensurar os resultados, e conseguir quitar todas as dívidas que a empresa possui.Buscando o apoio especializado de um BPO Financeiro, para cuidar das finanças dos seus negócios? Conte com a Near You, entre em contato conosco e veja uma verdadeira revolução acontecer nos processos financeiros da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *