Controladoria nas empresas: funções, estrutura e importância

Você sabe o que é controladoria nas empresas, qual a sua função, estrutura e importância para as organizações? 

Neste conteúdo, a Near You explica detalhes sobre esse importante conceito e ferramenta para a gestão empresarial.

Antes de detalharmos os conceitos, é importante destacar que essa área tem grande relevância para as organizações, sendo fundamental a sua contribuição para que as empresas conquistem a eficácia organizacional necessária para gerar bons resultados.

O que é controladoria nas empresas e qual a sua importância?

O processo de tomada de decisão nas organizações pode ser influenciado por diversos fatores, sendo assim, é natural e esperado que tais decisões estejam amparadas por uma análise aprofundada de cenários e indicadores. 

A análise de cenários e indicadores tem por objetivo contribuir para que as empresas alcancem os resultados esperados e evitem prejuízos em virtude de decisões equivocadas, construindo assim, a sua solidez ao longo do tempo.

Sendo assim, cabe à área de controladoria a responsabilidade por fornecer ferramentas e consolidar informações que apoiem o processo de tomada de decisão dos líderes e gestores.

Vale destacar que em função da sua importância, a sua estrutura e organização, como uma área corporativa nas empresas, não pode ser negligenciada.

A controladoria é de vital importância, uma vez que atende às necessidades de informação das partes interessadas e fornece ferramentas para que a organização alcance a sua máxima eficácia, contribuindo para a sobrevivência dos negócios.

Quais são as funções da controladoria nas empresas?

A Controladoria pode desempenhar diferentes funções que variam de acordo com as necessidades, objetivos e modelo de negócio das organizações.

Dentre as principais funções da controladoria, podemos destacar:

  • Apoio no planejamento estratégico;
  • Orientação para a tomada de decisões;
  • Controle e planejamento de custos;
  • Consolidação de informações;
  • Apresentação de relatórios e indicadores.

Qual a estrutura da controladoria nas empresas?

A área de controladoria conta com a vantagem de ser flexível e adaptável às necessidades e objetivos organizacionais das empresas. 

Por sua vez, a flexibilidade deste importante departamento, faz com que ele presente na estrutura organizacional de diferentes formas, dentre as quais, podemos destacar:

Assessoria direta à presidência: Neste modelo, a controladoria atua no apoio estratégico e direto a tomada de decisão da presidência.

Como parte do departamento financeiro: Na maioria das organizações, a controladoria atua como uma área subordinada ao departamento financeiro das empresas.

Neste caso, a sua atuação fica restrita ao controle financeiro e contábil dos negócios e responde diretamente ao CFO das organizações.

Na prática, podemos dizer que a posição da controladoria na estrutura organizacional, seja ela ligada à presidência ou ao departamento financeiro, é o que menos deve preocupar as organizações.

O essencial é que a área esteja preparada para trazer dados e informações importantes para a tomada de decisão e para o crescimento das empresas.

Conheça os serviços em controladoria da Near You

A Near You conta com serviços especializados em controladoria para atender as necessidades da sua empresa.

Dentre os serviços oferecidos, podemos destacar:

  • Planejamento estratégico;
  • Análise de consistência de dados;
  • Mapeamento dos processos de negócios;
  • Orçamento tradicional e base zero;
  • Análise do fluxo de caixa;
  • Apoio em reuniões com bancos;
  • Análise de indicadores.

Para saber mais sobre os nossos serviços em controladoria nas empresas, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *