Saiba quando sua empresa deve fazer a antecipação de recebíveis

Você sabe o que é e como funciona a antecipação de recebíveis? Essa pode ser a sua melhor alternativa para resolver problemas momentâneos de fluxo de caixa.

Precisando equilibrar as contas da sua empresa, mas não encontra soluções? Conte com a Near You BPO e confira as dicas deste artigo.

Aqui neste conteúdo vamos explicar detalhes sobre o assunto, incluindo o momento ideal para fazer uso dessa ferramenta.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é uma modalidade de concessão de crédito voltado para empresas que têm como garantia recebíveis futuros, incluindo cheques pré-datados, contratos e vendas no cartão de crédito.

Esse serviço é fornecido por diversas instituições financeiras, costuma contar com juros mais atrativos que outras opções de crédito e, portanto, pode ser uma opção interessante para equilibrar o fluxo de caixa.

Dentre os bancos que oferecem esse tipo de serviço podemos destacar:

Quando utilizar a antecipação de recebíveis?

A antecipação de valores a receber precisa ser uma prática pontual e muito bem planejada, a fim de evitar insuficiência de caixa para assumir compromissos futuros.

Por princípios de gestão financeira, você não pode antecipar todos os seus recebíveis e ficar com o caixa descoberto para honrar os compromissos futuros.

Em geral, a antecipação pode ser uma boa alternativa em ao menos dois casos:

Desequilíbrio de fluxo de caixa: Caso a sua empresa esteja enfrentando problemas momentâneos de fluxo de caixa, a antecipação pode ser uma excelente alternativa para reequilibrar as contas.

Essa, por sinal, é a causa mais comum que leva empresas a buscarem a antecipação.

Atenção: Não antecipe mais recursos que o necessário, lembre-se das obrigações futuras a vencer.

Oportunidades de negócios: A antecipação de valores a receber também pode ser um importante instrumento para não perder bons negócios.

Imagine, por exemplo, que a sua empresa venceu uma licitação pública para construir um hospital ao custo de R$ 60 milhões.

A obra em questão deve ser entregue em 12 meses e a sua empresa receberá R$ 5 milhões por mês, conforme edital de licitação.

O grande problema é que você precisa de recursos para mobilizar pessoal, máquinas e adquirir materiais para iniciar a obra, mas não tem recursos suficientes em caixa.

Para não perder um contrato deste porte, é possível solicitar a antecipação de parte dos recebíveis a uma instituição financeira.

Atenção com as taxas de juros

Antecipar valores a receber pode ser uma ferramenta muito útil em alguns momentos, no entanto, é muito importante que ela não se transforme em uma rotina.

Vale lembrar que para antecipar recebíveis, os bancos cobram uma taxa de juros e taxas administrativas, descontando parte do valor que a sua empresa deveria receber no prazo normal.

Na prática, você antecipa recursos futuros, mas não recebe o valor total a que teria direito no prazo certo.

Sendo assim, fica claro que apesar de atrativa, a antecipação de recebíveis não deve ser uma prática, mas uma ferramenta para uso pontual.

Para mais dicas sobre gestão financeira, continue acompanhando o blog da Near You BPO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *