5 dicas de gestão financeira para o seu negócio

A gestão financeira é a chave para manter um negócio funcionando de forma eficiente, lucrativa e principalmente, para que ele cresça de forma sustentável.

Por outro lado, muitos empresários e empreendedores, não possuem muita experiência ou conhecimento para gerir o financeiro de sua empresa.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para falar sobre 5 dicas de gestão financeira para o seu negócio crescer, faturar mais e se tornar mais organizado e eficiente.

1.Separe as finanças pessoais das empresariais

A primeira coisa que qualquer empresário deveria fazer, mas que muitos que estão começando não fazem, é separar o que é conta pessoal das contas da empresa.

Mas a verdade é que por comodidade muitos empresários pequenos preferem usar o fluxo de caixa da empresa para pagar diretamente as suas despesas.

Isso está contabilmente errado e pode acarretar problemas caso for necessária uma auditoria, ou mesmo a simples conciliação bancária das entradas e saídas.

2.Fique de olho no nível de inadimplência

Uma das principais dicas para uma boa gestão financeira é permanecer constantemente de olho no nível de inadimplência da companhia.

A realidade é que todas as empresas sofrem com inadimplência em maior ou menor grau. Mas apenas aquelas desorganizadas permitem que isso afete suas operações.

Então, ao observar o nível de inadimplência o empresário tem duas opções principais:

  • Estabelecer métodos de cobrança mais eficientes;
  • Dispensar os clientes não pagantes e buscar novos.

3.Terceirizações ajudam a economizar

Uma empresa é criada para atender a um serviço específico e, portanto, é segmentada em um setor, exercendo uma atividade principal. Nenhuma empresa é 100% autossuficiente.

Tendo dito isso, uma das melhores estratégias para se obter uma boa gestão financeira é apostando na terceirização. Alguns exemplos de setores que podem ser terceirizados:

  • Contabilidade;
  • Limpeza;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Departamento financeiro.

4.Estabeleça um orçamento responsável para o ano

Tendo como base o faturamento do ano anterior menos todas as despesas e mais a projeção de crescimento para o ano vigente, é possível planejar um orçamento.

Todas as grandes empresas, incluindo o governo, planejam o seu orçamento para o ano, e isso é uma das principais características de uma boa gestão financeira.

Então, se acontecer algum imprevisto, é possível quantificar o impacto que ele pode ter e, consultando o orçamento, remanejar os recursos disponíveis para lidar com ele.

Ao contrário, sem um orçamento definido, a empresa acaba sendo gerida de forma instintiva e irresponsável, fazendo com que as tomadas de decisão sejam menos efetivas.

5.Invista em conhecimento

Por fim, a dica mais importante de todas sobre gestão financeira: invista em conhecimento. Aprender sobre os financeiros que organizam a empresa é fundamental.

Inclusive, o que não falta hoje em dia são oportunidades e ferramentas para aprender a como gerir melhor uma empresa. Por exemplo, o SEBRAE oferece ótimos cursos.

Também é perfeitamente possível encontrar um ótimo conteúdo de qualidade gratuitamente na internet, em sites como o próprio Youtube.

Quanto mais você entender do assunto, mais confiança você terá para gerir o financeiro da sua empresa. É claro que tendo um parceiro como a Near You fica tudo mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *