Tome decisões com base em indicadores financeiros

Você toma as suas decisões com base em indicadores financeiros? Saiba que esse tipo de comportamento é essencial para o crescimento dos seus negócios

Todo e qualquer gestor que pretende levar sua empresa ao sucesso precisa tomar decisões baseadas em indicadores financeiros.

Mas afinal, quais indicadores são esses? Na sequência desse conteúdo, vamos apresentar os indicadores mais relevantes para a sua empresa sob o ponto de vista financeiro.

Principais indicadores financeiros para tomada de decisões

1.Margem Bruta: Esse indicador é capaz de demonstrar o quanto uma empresa ganha, ou seja, o quanto ela obtém de lucro, a cada venda realizada.

A fórmula para encontrar o resultado desse importante indicador é a seguinte:

Margem Bruta = Lucro bruto / Receita total * 100

2.Margem EBITDA: A Margem EBITDA é um indicador capaz de demonstrar o quanto uma empresa é rentável e capaz de gerar caixa, excluindo do cálculo as despesas com juros, impostos, depreciação e amortização.

Esse indicador pode ser encontrado por meio da seguinte função:

Margem EBITDA = EBITDA / Receita total * 100

3.Margem Líquida: Já a Margem Líquida apresenta o percentual de lucro líquido obtido pela empresa em função da sua receita total.

A fórmula para encontrar o resultado desse indicador é a seguinte:

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita total * 100

4.Margem de custos: O indicador de Margem de custos, ajudam os gestores a entender o impacto dos custos e a sua representatividade nas receitas da empresa.

O indicador de Margem de Custos pode ser encontrado por meio da seguinte função matemática:

Margem de Custos = Custos Totais / Receita Total * 100

5.Ponto de Equilíbrio: Por sua vez, o Ponto de Equilíbrio ou Break Even Point, é um indicador que determina o valor mínimo necessário em receitas para que uma empresa consiga cobrir todos os seus custos e despesas.

Em outras palavras, podemos dizer que o ponto de equilíbrio é o popular “zero” a “zero”, ou seja, o momento exato onde a empresa consegue pagar todas as suas despesas, mas ao mesmo tempo não é capaz de gerar lucros.

6.Liquidez Corrente: A Liquidez Corrente é um indicador fundamental para que as empresas consigam manter suas contas em dia e as finanças equilibradas, uma vez que ele demonstra a capacidade de pagamento de obrigações no curto prazo.

Esse importante indicador para o equilíbrio financeiro empresarial pode ser encontrado por meio da seguinte função:

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

7.ROI: A sigla ROI significa “Retorno Sobre o Investimento“, ou seja, é uma métrica de gestão financeira empresarial que tem por objetivo, medir o percentual de retorno gerado por determinado investimento.

A função para encontrar o seu valor é a seguinte:

ROI: (Ganho obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial

Conheça a Near You BPO

Sua empresa ainda não toma decisões com base em relatórios e indicadores financeiros?

Mude o panorama dos seus negócios, tome decisões mais assertivas, com base em métricas e potencialize os resultados do seu negócio!

Procurando uma assessoria em gestão financeira empresarial? Conte com a Near You BPO. Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *