5 hábitos fundamentais para uma gestão financeira de sucesso

Dados do IBGE apontam que 6 em cada 10 empresas encerram suas atividades nos primeiros 5 anos de existência, boa parte delas em função de problemas relacionados à gestão financeira.

A mortalidade de empresas jovens, muitas delas com ideias promissoras, chama a atenção dos especialistas e precisa ser combatida.

Pensando nisso, a Near You BPO separou neste conteúdo, 5 hábitos fundamentais para uma gestão financeira de sucesso, e que, portanto, precisam fazer parte de todas as empresas.

1.Registre todas as receitas e despesas

O registro de todas as receitas e despesas é um dos principais passos para uma gestão financeira eficiente.

Se você está em busca de meios para melhorar as finanças da sua empresa, comece pelo registro de todas as entradas e saídas de recursos.

Além de fundamental, esse tipo de controle vai permitir que você saiba exatamente quais são as suas fontes de receita e as principais despesas do negócio, incluindo aquelas que podem ser cortadas ou reduzidas.

2.Separe as finanças pessoais das empresariais

Para controlar e registrar todas as entradas e saídas de recursos de forma adequada, você deve separar suas finanças pessoais das empresariais.

Ao separar as suas finanças pessoais, como proprietário, das finanças da sua empresa, será muito mais fácil conhecer os resultados dos negócios e com base neles, tomar decisões assertivas.

Por sinal, a não separação das finanças pessoais e empresariais é um problema em boa parte das empresas que encerram as suas atividades antes do previsto.

3.Acompanhe relatórios e indicadores

Outro hábito fundamental para o gerenciamento financeiro dos negócios é o acompanhamento de relatórios e indicadores.

Relatórios e indicadores são a chave para que empresários e gestores tomem decisões assertivas e consigam desenvolver os seus negócios de forma adequada.

Dentre os principais relatórios e indicadores financeiros para empresas, podemos destacar:

  • Margem Bruta;
  • EBITDA;
  • Margem Líquida;
  • Ponto de Equilíbrio;
  • Capital de Giro.
  • Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Acompanhe esses indicadores de perto e otimize as finanças e os resultados da sua empresa!

4.Utilize um sistema de gestão financeira

Se você realmente está preocupado em manter bons controles financeiros, não abra mão de um bom sistema de gestão.

Existem diversas soluções no mercado para empresas que desejam controlar e otimizar os seus processos financeiros.

Vivemos na era da tecnologia, portanto, é hora de abandonar as anotações no caderninho e utilizar recursos e ferramentas inteligentes que contribuam de forma efetiva para a gestão e os resultados dos seus negócios.

5.Monte um fundo de emergência

Por fim, não se esqueça de construir uma reserva de emergência que mantenha a sua empresa em equilíbrio mesmo durante os períodos de maior turbulência no mercado.

Destine parte dos lucros da sua empresa para um fundo de emergências e evite os juros e taxas dos empréstimos bancários ou até mesmo o encerramento precoce dos seus negócios no primeiro momento de dificuldade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *