Finanças

Em que hipótese uma empresa deve antecipar os seus recebíveis?

Durante muito tempo a antecipação de recebíveis foi vista como um recurso destinado apenas para empresas que passavam por dificuldades financeiras e insuficiência de fluxo de caixa.

No entanto, esse panorama mudou e atualmente, existem outras hipóteses que podem ser vistas com bons olhos por boa parte dos empresários e administradores de empresas.

Deseja saber mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas? Continue conosco e confira todos os detalhes na sequência desse conteúdo.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um tipo de operação no qual as empresas contam com o apoio de agentes financeiros, como empresas de factoring, para receber de forma antecipada por suas vendas e duplicatas a receber.

Nesse tipo de operação, as empresas vendem o título da dívida para agentes financeiros especializados em troca do recebimento imediato do valor, com uma taxa de desconto.

Além das empresas de factoring, as operadoras de máquinas de cartão de crédito também costumam oferecer esse tipo de serviço aos seus clientes.

Quando uma empresa deve antecipar os seus recebíveis?

Existem algumas hipóteses para as quais, as empresas podem considerar antecipar os seus recebíveis, são elas:

Para atender despesas não previstas e pontuais: Em situações temporárias e pontuais onde aparece algum tipo de despesa não prevista que pode impactar o fluxo de caixa, a antecipação de recebíveis pode ser bem-vinda.

Para reforçar o capital de giro: A antecipação de recebíveis também pode ser uma solução interessante para empresas que planejam reforçar o seu capital de giro em determinados momentos.

O fortalecimento de fluxo de caixa pode ser importante para empresas que desejam realizar algum investimento, como reformas, aquisição de máquinas e equipamentos.

Para evitar a contratação de empréstimos: Em momentos de dificuldade financeira, as empresas podem recorrer à antecipação de recebíveis para evitar a contratação de empréstimos a juros elevados ou a utilização do cheque especial.

Para aproveitar períodos sazonais: A antecipação de recebíveis também pode ser utilizada para abastecer o estoque de empresas que se preparam para períodos sazonais, com histórico de alto volume em vendas, como o natal, por exemplo.

Cuidados ao antecipar os seus recebíveis

Apesar de ser benéfica em alguns momentos, a antecipação excessiva de recebíveis pode acarretar em sérios problemas financeiros no futuro.

Antecipar um percentual significativo dos recebíveis e empregar os recursos de forma não planejada pode gerar impactos negativos, como insuficiências futuras de fluxo de caixa.

Evite antecipar recebíveis sem planejamento ou sem pensar nos impactos que essa decisão pode ter sobre os compromissos futuros da sua empresa.

Ao pensar em antecipar os seus recebíveis, leve em consideração que a organização e o planejamento são itens essenciais para o desenvolvimento e o equilíbrio financeiro dos negócios.

Conheça a Near You BPO

Sua empresa pode contar com o apoio e assessoria de especialistas em gestão financeira empresarial. Conte com a Near You BPO!

A Near You BPO tem soluções completas para a organização financeira da sua empresa, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.