Finanças

6 erros de gestão financeira que prejudicam as micro e pequenas empresas

Neste conteúdo, vamos destacar alguns erros de gestão financeira que precisam ser evitados a todo custo, pois prejudicam diretamente às micro e pequenas empresas.

Uma gestão financeira assertiva é fundamental para o sucesso no mundo dos negócios, portanto, tenha atenção com os itens abaixo e não permita que tais erros comprometam os resultados da sua empresa.

1.Misturar finanças pessoais e empresariais

Um dos erros de gestão financeira vistos com maior frequência nas micro e pequenas empresas, é a vinculação das finanças da empresa com as finanças e compromissos pessoais do empresário e empreendedor.

As finanças pessoais e empresariais não combinam e precisam ser controladas e organizadas de forma independente, ou seja, separadas.

Não utilize recursos do caixa da sua empresa para o pagamento de despesas pessoais. Faça isso, com o seu pró-labore, ou seja, uma única retirada mensal em valor fixo, previsível e compatível com o orçamento da empresa.

2.Não definir um pró-labore

Por falar em pró-labore, não definir o valor da retirada mensal do empresário e seus sócios, é outro erro muito comum na gestão financeira empresarial.

Do ponto de vista financeiro, sócios e proprietários precisam ser vistos como um funcionário, que assim como os demais, recebe uma remuneração fixa em função dos serviços prestados para a empresa.

Ademais, tal remuneração, como dito anteriormente, precisa ser compatível com o orçamento e capacidade de pagamento da empresa.

3.Não controlar o fluxo de caixa

Não controlar o fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de recursos do caixa e contas bancárias da empresa é um dos erros de gestão financeira mais comuns a micro e pequenas empresas.

Para manter as finanças em dia, evitando imprevistos, é fundamental que as empresas, independente do seu porte, mantenham o fluxo de caixa constantemente atualizado.

4.Não construir uma reserva para emergências

Para garantir o equilíbrio das finanças empresariais e facilitar a travessia de momentos econômicos conturbados, as empresas precisam construir uma reserva de emergência.

Dito isso, reserve pelo menos 5% dos lucros mensais do seu negócio em aplicações de alta liquidez, a fim de ter acesso a uma reserva em momentos difíceis.

Não tomar esse tipo de cuidado e medida preventiva, é um dos erros de gestão financeira que você precisa evitar.

5.Contratar empréstimos e financiamentos

Outro erro de gestão financeira que as micro e pequenas empresas precisam evitar é a contratação frequente de empréstimos e financiamentos.

Por mais que seja tentador, levantar um capital de giro ou obter financiamento para aquisição de determinados itens ou pagamento de certas despesas, o empreendedor precisa considerar os juros e taxas vinculadas aos empréstimos e financiamentos.

Realizar empréstimos e financiamentos frequentes é um dos erros que a sua empresa precisa evitar para manter as contas em equilíbrio.

6.Não acompanhar relatórios e indicadores

Por fim, não poderíamos deixar de destacar um dos erros de gestão financeira mais frequente em relação às micro e pequenas empresas: o não acompanhamento de relatórios e indicadores.

Independente do porte ou segmento da sua empresa, será impossível manter as contas em dia, sem utilizar e acompanhar relatórios e indicadores financeiros.

Evite os erros de gestão financeira, conte com o apoio especializado da Near You BPO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.