Sem Categoria

BPO, assessoria e consultoria: qual a diferença?

BPO, assessoria e consultoria: qual a diferença?

BPO, assessoria e consultoria são termos comuns na gestão de empresas e por consequência, alvo frequente de dúvidas, entre empresários e gestores

Muitos acreditam que esses termos são sinônimos. No entanto, precisamos alertar que existem algumas diferenças importantes entre os conceitos.

Você não sabia que existem diferenças entre BPO, assessoria e consultoria? Então, reserve alguns minutos para realizar uma rápida leitura e conferir esse conteúdo até o final.

O que é BPO?

BPO é a sigla para o termo em inglês Business Process Outsourcing que em tradução literal para o português, significa Terceirização de Processos de Negócios.

Sendo assim, como o próprio nome sugere, o BPO está diretamente relacionado à terceirização dos serviços e tarefas desenvolvidas em determinada área da empresa.

Aqui na Near You, por exemplo, oferecemos serviços de BPO Financeiro, que nada mais é, que uma terceirização de rotinas ligadas a gestão financeira das empresas, incluindo:

  • Agendamento de contas a pagar;
  • Conciliação bancária;
  • Elaboração e análise de fluxo de caixa;
  • Análise de despesas e recebimentos;
  • Emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • Relatórios e recomendações para melhoria de desempenho.

Dentre os benefícios oferecidos por esse tipo de serviço, podemos destacar a redução de custos operacionais, o foco da empresa contratante no seu core business e o apoio de especialistas em uma área vital para qualquer negócio.

O que é assessoria?

Por sua vez, a assessoria é um tipo de serviço onde um especialista ou empresa especializada oferece serviços de assistência em determinada área do conhecimento.

Quando pensamos na gestão empresarial, a assessoria oferece suporte para que o empresário otimize os resultados dos negócios, coloque projetos em prática e consiga mensurar com precisão os resultados alcançados.

Normalmente, o trabalho desenvolvido por uma assessoria é duradouro e contínuo, levando em consideração que o seu objetivo não está apenas em detectar problemas, mas trabalhar em conjunto com a empresa, em prol de melhores resultados.

O que é consultoria?

Por fim, temos a consultoria, que ao contrário do que muitos pensam não possui o mesmo significado e papel que a assessoria. 

Na consultoria, um profissional ou empresa especializada atua no treinamento de gestores e empresários, identificação de falhas e oportunidades de melhoria.

Além disso, normalmente, o trabalho desenvolvido por uma consultoria é pontual e, portanto, possui objetivos e prazo previsto para término.

Conheça a Near You BPO

Agora que você já conhece a diferença entre BPO, assessoria e consultoria, queremos convidar você para conhecer os nossos serviços e soluções.

  • BPO Controladoria: Um serviço de terceirização do departamento financeiro que levará ao seu empreendimento a possibilidade de ter ações assertivas com foco em melhorias constantes!
  • BPO Tesouraria: Um serviço que tem como foco principal gerenciar as necessidades da sua empresa em relação às transações financeiras e fazer com que todas as contas sejam cuidadas da maneira certa.
  • Consultoria Financeira: Um serviço pensado para que a sua empresa aproveite as melhores possibilidades de crescimento. 

Para conhecer e saber mais sobre os nossos serviços, clique aqui e entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.