Finanças

Sistema de gestão financeira: qual a importância para as empresas?

Sistema de gestão financeira: qual a importância para as empresas?

Você sabe qual é a importância e como um sistema de gestão financeira pode contribuir para a estabilidade, organização e crescimento da sua empresa?

Por vezes colocados em segundo plano, os sistemas de gestão financeira são fundamentais para empresas que pretendem chegar mais longe, obtendo resultados satisfatórios ao longo do tempo.

A sua empresa utiliza sistemas de gestão e explora todas as ferramentas, insights e recursos que essas ferramentas podem oferecer? Se a sua resposta foi “Não”, não deixe de conferir o que a Near You preparou para você.

Aqui vamos apresentar a importância do sistema de gestão financeira e a contribuição deste tipo de ferramenta para as empresas e negócios em geral.

O que é um sistema de gestão financeira?

Os sistemas de gestão financeira são ferramentas dotadas de recursos que auxiliam líderes e gestores na condução de aspectos importantes da gestão empresarial, através de diversos insights e informações relevantes.

Através deste tipo de ferramenta, as empresas podem controlar e acompanhar de perto, a evolução das contas a pagar, contas a receber e também do fluxo de caixa.

Também é possível realizar conciliações bancárias, avaliar indicadores e extrair relatórios com informações de fundamental importância para a tomada de decisões assertivas.

Como funciona um sistema de gestão financeira?

Para que você compreenda o funcionamento e a contribuição dos softwares de gestão financeira para o desempenho e o sucesso das organizações, vamos apresentar alguns dos recursos mais relevantes destas ferramentas.

1. Controle de contas a pagar e a receber: Como o próprio nome sugere, o controle de contas a pagar e a receber permite o registro de tudo o que uma empresa tem a receber e também dos compromissos a pagar.

Sem dúvida alguma, essa é uma ferramenta fundamental para organização financeira de toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação.

2. Controle de fluxo de caixa: O controle de fluxo de caixa permite o registro e a visualização em ordem cronológica de todos os recursos financeiros que entram e saem do movimento financeiro da empresa.

Manter um controle preciso e assertivo de fluxo de caixa é fundamental para evitar desequilíbrios financeiros e garantir que haverá recursos no momento certo para honrar os compromissos do contas a pagar.

3. Conciliação bancária: A conciliação bancária, permite a realização de conferências precisas entre os lançamentos presentes no sistema e no extrato bancário.

Apesar de parecer simples, essa é uma ferramenta fundamental para organização financeira e prevenção de fraudes.

4. Emissão de boletos e cobranças: Muitos sistemas de gestão financeira também contam com recursos e ferramentas que permitem a emissão de boletos e cobranças.

Nestes casos, os boletos quitados pelos clientes podem ser baixados no sistema de forma automatizada.

5.Relatórios e indicadores: Por fim, não podemos nos esquecer dos relatórios, dashboards e indicadores que contribuem para que líderes e gestores tenham um alto índice de assertividade em suas decisões.

Com o apoio de relatórios e indicadores, é possível medir resultados e acompanhar de perto a saúde financeira dos negócios.

Sua empresa ainda não conta com um sistema de gestão financeira? 

Conheça os serviços e soluções da Near You BPO, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.