Finanças

Como promover o aumento da segurança nos processos financeiros?

processos financeiros

Manter a segurança nos processos financeiros é fundamental para o sucesso de toda e qualquer empresa e ao mesmo tempo um grande desafio para boa parte dos empresários e gestores.

Sabendo disso, a Near You BPO decidiu reunir e listar neste conteúdo, algumas dicas de grande importância a respeito do tema.

Para saber mais e otimizar os processos financeiros da sua empresa, continue conosco e acompanhe com atenção, tudo o que vamos apresentar na sequência deste conteúdo.

1. Implante uma política de validações

A implantação de um sistema de validação é fundamental para aumentar a segurança nos processos financeiros, evitando erros e equívocos que podem custar caro para a empresa.

Com uma política de segurança e validações em vigor, as movimentações financeiras não podem ser efetivadas sem a anuência de pelo menos duas partes envolvidas.

Neste modelo, uma pessoa ou departamento fica responsável por registrar e lançar os pagamentos que precisam ser realizados no sistema, enquanto uma segunda pessoa ou departamento, confere os valores e libera a realização da operação.

Esse tipo de prática, aparentemente simples, mostra-se muito efetiva para a redução de erros operacionais ou desvios de recursos, aumentando significativamente o nível se segurança das operações.

2. Controle o fluxo de caixa da empresa

Outra dica importante para empresas que estão em busca de alternativas para maximizar a segurança financeira das suas operações, diz respeito ao controle de fluxo de caixa.

No fluxo de caixa, registram-se todas as operações e movimentações que envolvem entradas e saídas de recursos financeiros, permitindo que os gestores identifiquem rapidamente qualquer movimentação suspeita ou fora dos planos.

3. Realize conciliações bancárias

Outra opção, quando o assunto são alternativas para promover o aumento da segurança nos processos financeiros, é a realização de conciliações bancárias que se mostram uma importante ferramenta.

Através das conciliações bancárias, é possível comparar as movimentações financeiras registradas no sistema de gestão com aquelas que foram efetivamente realizadas por meio das contas bancárias da empresa.

A partir da implantação desta ferramenta e do seu uso periódico, torna-se muito mais fácil e prático, identificar movimentações financeiras suspeitas.

4. Invista na terceirização financeira

Por último, mas não menos importante, podemos citar a terceirização financeira como uma importante aliada para elevar o nível de segurança nos processos financeiros de uma organização.

Empresas de terceirização idôneas e com reputação no mercado, contam com sistemas inteligentes de segurança e pessoal altamente treinado para monitorar e acompanhar de perto todas as movimentações financeiras dos seus clientes, alertando os responsáveis, caso identifiquem algo suspeito.

Além disso, as empresas de terceirização geram relatórios e indicadores que permitem que os gestores tenham uma visão completa e analítica das finanças dos seus negócios.

Buscando alternativas para maximizar a segurança dos processos financeiros da sua empresa? 

Conte com o apoio e suporte do nosso time de especialistas: conheça a Near You BPO!

Entre em contato conosco e agende uma reunião para conhecer mais sobre os nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.