Notícias

Dupla autenticação: mais vantagem e segurança para empreendedores 

dupla autenticação

A tecnologia e facilidade de acesso veio para trazer comodidade e agilidade na vida das pessoas e das empresas. Podemos acessar computadores, e-mails e redes compartilhadas de qualquer lugar do mundo. Uma tendência sem volta. Com o mundo digital e a realidade do home office, das informações na nuvem, tudo é muito prático. Porém, essa ampla acessibilidade resolveu um problema e criou outro: a segurança dos dados. A solução vem por meio da própria tecnologia chamada dupla identificação. 

A maioria das pessoas define senhas fracas, ou anota em um papel que pode ser facilmente encontrado, e qualquer descuido pode colocar informações sigilosas em risco. São dados, muitas vezes, financeiros, de uma plataforma de serviços ou de uma administração de seu site 

Todos usamos essa tecnologia em algum local, seja para acessar e-mails ou dados bancários. Como o nome diz, são duas formas de se identificar, não somente pelo login, aumentando a segurança. Além dos dígitos, o usuário é verificado por uma segunda forma, uma dupla autenticação, que pode ser por diferentes notificações, enviadas em um período de poucos segundos. 

● Confirmação no e-mail 

● Envio de SMS para o dispositivo móvel 

● QR code para acessar e confirmar 

● Dados biométricos, como digitais 

● Tokens que geram senhas temporárias 

Claro que deve-se ter cuidado com esses outros aparelhos, que se roubados, colocam em risco a segurança.


Outras formas mais seguras

Se você deseja melhorar ainda mais a segurança contra roubos e furtos no seu celular e evitar acessos em redes sociais, contas bancárias, e informações privadas, existem algumas outras opções:

  • Celular reserva: ou para acessar os aplicativos do banco somente nele ou para solicitar a autenticação via SMS somente nele caso você seja roubado.
  • Acesso a wi-fi e 3g com a tela bloqueada: alguns aparelhos têm isso de forma nativa impedindo que alguém limite seus dados e dificulte a localização do aparelho.
  • Apps de segurança: alguns aplicativos permitem gerenciar senhas e alterar caso ocorra algum problema no seu aparelho principal.
  • E-chip: a maioria das operadoras já oferece a opção de um chip virtual para os aparelhos e isso evita o uso do seu chip em outro celular para receber o SMS de autenticação de contas.
  • Senha no chip: você pode ativar essa senha até para chips convencionais e sempre que o chip for para outro aparelho ele exige que coloque a senha cadastrada.


Conclusão 

Essas são algumas medidas preventivas para furtos e roubos que estão passíveis de acontecer com quem mora em grandes centros. Ter uma dupla autenticação em contas, seja qual for, é como se fosse um portão com chave e cadeado para reforçar. Entretanto, os criminosos sempre estão inovando em táticas para conseguir burlar mecanismos de segurança, é preciso cuidado e se precaver sempre.

Confira outros artigos no nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.