Crise Financeira – O que é e como sobreviver?

Salve Sua Empresa Com A Ajuda De Um Bpo Financeiro Bem Estruturado Post (1) - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Enquanto houver estratégia e dinheiro em caixa, sua empresa consegue sobreviver a qualquer crise financeira da história!

Sim, capital é vitalidade para qualquer empresa, portanto, em momento de crise financeira, saber lidar com a sua saúde organizacional é determinante para o seu futuro!

Falar sobre crise financeira exige cautela…

Afinal, estamos falando dos sonhos de milhares de pessoas que é diretamente impactado pela falta de faturamento, pela falta de salário e pela falta de emprego.

É claro que as dores de empregadores e empregados são diferentes, mas ambos sentem fortemente os impactos de qualquer crise que tire deles o seu sustento – e a economia, como um todo, sofre bem mais!

Contudo, nem tudo deve ser uma lamentação para você…

Até porque é possível sim sobreviver à crise, com dinheiro em caixa e – quem sabe, até mesmo – pensando em formas de expansão!

Isso mesmo, existem formas lógicas – mas que não são fáceis – de fazer com que a sua empresa vá na contramão do mercado atual e aumente seu faturamento, quando todos pensam apenas em redução de custos…

E o nosso propósito, no artigo de hoje, é te mostrar quais são esses métodos!

Interessante? No mínimo!

Então nos acompanhe neste artigo, pois, hoje, teremos muita cautela ao abordar um assunto tão delicado – quanto a crise financeira -, mas mesmo assim não iremos nos conter em te mostrar como fazer a sua empresa se planejar para otimizar seus resultados em um mercado que pena por estabilidade.

No entanto, antes de tudo isso, nós precisamos apenas alinhar as nossas perspectivas…

Sendo assim, vamos começar pelas definições…

O que é uma crise financeira?

Entendemos por crise financeira, o período onde ativos financeiros são desvalorizados de maneira repentina pela influência de ocorrências e situações que colocam em risco as entidades e pessoas que dependem deles.

Sendo assim, evidentemente, a pandemia que impactou o mundo, obrigando as pessoas a recorrerem ao isolamento, negativou o valor de muitos ativos pelo mundo afora – ainda mais em seus estágios de pico em grandes potências, como os Estados Unidos.

Portanto, não indo muito longe, o mercado nacional sofreu com o isolamento também, o período em que comércios permaneceram fechados foi o suficiente para que o pouco capital de giro de muito empreendedores que não estavam preparados se esgotasse, e as consequências foram:

  • Maiores demissões;
  • Redução de custos;
  • Declarações de falência; entre outras ações que são ruins à nossa economia.

Porém, ainda assim, sabendo planejar bem como você utilizará o seu capital é possível reverter essa situação…

Como solucionar uma crise financeira?

Desse modo, entendemos como “antídoto” para o mercado, um novo posicionamento…

Pois, assim como as guerras, que levam muito de nós, custam mais do que as finanças podem arcar, mas que nos dão inovações essenciais para o nosso desenvolvimento – geralmente, relacionadas à tecnologia – as crises financeiras nos trazem algo em troca após a sua passagem.

É como diz o ditado:

Aquilo que não te mata, te fortalece!

Portanto, cabe às empresas que buscam pela sobrevivência recorrer a dois aspectos cruciais nesse momento de tensão:

Estratégia e Criatividade!

  • À estratégia é cabível qualquer forma de antecipação de ações, calculando quais serão seus impactos, desse modo, você adquire maior inteligência para negociar, sem comprometer o seu caixa – não se preocupe, pois iremos nos aprofundar melhor nesse assunto mais à frente.
  • Já à criatividade é depositando todo o espírito de esperança e genialidade para fazer com que soluções simples resolvam problemas complexos – na verdade, é na simplicidade que muitas empresas encontrar o grande ponto de virada para o sucesso e, muitas, se destacam justamente no período de crise financeira!

Sendo assim, no geral, podemos facilmente afirmar que a melhor forma de sair de uma crise financeira é entendendo a sua empresa (primeiramente), entendendo o cenário atual e, por fim, fazendo com que a sua rotina se adeque ao que é exigido – mas tirando o máximo proveito disso!

Contudo, como sabemos que todas essas informações podem ser amplas demais para uma aplicação prática, separamos algumas dicas efetivas para que você transforme preocupação em faturamento. Veja… 

O que VOCÊ pode fazer para salvar a sua empresa

Então, como destacamos no parágrafo anterior, os dois quesitos de maior importância para a sobrevivência da sua empresa a uma crise financeira são:

Organização e Adaptação!

Isso é, tendo como base estratégia e criatividade!

Portanto, separamos os nossos passos para te livrar da crise financeira nessas duas categorias em sequência do que deve ser feito primeiro…

  1. – Organizando a Casa

1.1 – Faça uma faxina no que realmente é necessário

O primeiro passo necessário para “organizar a casa” em meio a uma crise financeira é se desprender daquilo que não é necessário para a sua empresa.

Então, comece abandonando todas as despesas supérfluas – e não se surpreenda caso encontre coisas que você nem sabia que pagava.

Contudo, tenha em mente que: uma vez com a casa arrumada, é preciso comprometimento para não sujá-la novamente!

1.2 – Registre suas movimentações financeiras

Uma vez que você tenha dito “tchau” a tudo aquilo que não fazia mais sentido para o seu caixa, é preciso, nesse momento, organizá-lo.

Sendo assim, pegue o sistema ou planilha que você controla o seu fluxo de caixa – se não tem, trate de providenciar – e atualize todos os lançamentos que foram realizados e que estavam pendentes.

A lógica do fluxo de caixa efetivo é que se projete para os próximos meses – e não fique parado, aguardando informações dos meses anteriores.

Então, como afirmamos acima, preze pela “casa” arrumada e não se esqueça de manter o fluxo de caixa atualizado, pois, dentre as suas maiores ferramentas para se livrar da crise financeira, o fluxo de caixa se destacar com louvor!

1.3 – Honre o seu nome no mercado

Finalizando as nossas dicas neste primeiro passo, chega o momento de encarar os leões sem que eles te devorem…

Desse modo, avalie bem o seu fluxo de caixa e veja quais são das datas dos seus recebíveis, bem como para quando estão previstos seus próximos compromissos…

Bpo Controladoria Financeira - Terceirização de Serviços Financeiros | Near YouPowered by Rock Convert

Assim, com essa visão mais clara, é possível elaborar planos de compensação onde você não fique no vermelho e possa honrar seus compromissos.

Uma boa dica é “amolecer” o coração dos seus fornecedores mais fiéis, dessa maneira, você garante um prazo de pagamento maior – e consequentemente maior capital de giro -, mas cuidado para a facilidade não se tornar uma bola de neve de adiamentos que apenas manchem seu nome no mercado!

2 – Planejando o Futuro

Agora, com a casa em ordem, chega a hora de parar de sobreviver à crise financeira e começar a viver, mesmo na crise financeira…

2.1 – Especialize-se

Em momentos onde qualquer um pode fazer de tudo para ganhar renda – antes que venha à falência -, pensar como generalista é o caminho perfeito para o lugar errado!

Portanto, quando o mercado está ficando superlotado, motivado por empresas emergentes, o melhor que você pode fazer é “dar um passo para trás”, sair do meio da multidão e se destacar como alguém realmente capacitado para a execução do serviço ou venda dos produtos a determinado público.

Esse, com certeza, é o caminho mais efetivo para que suas vendas voltem a um fluxo saudável, sem que você tenha que acabar com seus preços por conta de uma concorrência massiva.

Contudo, não é um processo tão simples assim, afinal, você precisa entender qual o melhor público-alvo para o seu negócio…

Assim, faça perguntas como:

  • Com qual segmento você tem maior facilidade?
  • Qual o ticket médio desse público?
  • Quais são as maiores “dores” (dificuldades) que esse público sente, relacionadas ao seu serviço ou ao seu produto – e como solucioná-las?
  • Quais são os maiores “desejos” (benefícios) que esse público possui, relacionados ao seu serviço ou ao seu produto – e como instigá-los a saber mais?

Respondendo essas perguntas com uma base de dados fiéis, você já tem um bom passo inicial para trilhar rumo a uma adaptação ao mercado pós-crise financeira!

E, por falar em adaptação…

2.2 – Utilize todos os recursos ao seu favor – incluindo a tecnologia!

Encarar uma nova rotina não é trabalho fácil, nós sabemos disso…

Mas, depois de se acostumar, é possível otimizar muita coisa em sua empresa – pensando na melhora contínua das suas finanças e na sua vivência, mesmo em meio a uma crise financeira!

Portanto, é muito importante ficar de olho nas novidades que o mercado apresenta – ou indicia -, pois, em uma delas, pode haver o grande “a ha!” que a sua empresa precisava para multiplicar seus resultados.

Isso mesmo, MULTIPLICAR RESULTADOS em meio a uma crise financeira!

Contudo, voltamos a destacar, esse não é um trabalho simples, afinal, se fosse tão simples assim, teríamos um Facebook a cada esquina…

É preciso ter comprometimento, ter atenção e muita força de vontade para dar a volta por cima e focar em otimizar os seus resultados.

E fazer tudo isso só, pode ser uma barra que a sua empresa não esteja pronta para enfrentar…

A solidão apenas amplifica os seus riscos, ter com quem contar é mais do que estabilidade, é eficiência!

É possível seguir todos esses passos só e ainda ter sucesso?

Sim, claro que sim!

Aliás, se é isso o que quer, recomendamos que pare a sua leitura por aqui e siga os passos que foram te passados – mas, antes de fazer, saiba que os riscos dessa ação solitária podem ser irreversíveis e um simples erro pode te levar do céu ao mais completo caos financeiro que a sua empresa jamais enfrentou em sua existência!

Portanto, sinceramente afirmando para você, o melhor a se fazer em uma crise financeira é confiar em que está disposto a te ajudar a sair dela e lucrar muito com estratégia concisas, lógicas e bem simples – sem truques e ideias mirabolantes -, mas que garantem a sua sobrevivência e vivência ainda na crise.

Afinal, imagine-se tendo que cuidar de todos esses detalhes das suas finanças, somados a todas as análises estratégias de posicionamento, somadas à sua busca por inovações tecnológicas e ainda ter que lidar com a operação…

Se não é impossível, no mínimo, é muito difícil, não é verdade?

Sendo assim, vamos simplificar as coisas para você…

Agora, imagine que todas as suas obrigações financeiras, atualização de fluxo de caixa e gestão de contas esteja sendo realizada por uma empresa especialista nisso – detalhe, com a prestação de serviço estabelecida por contrato, o que te livra de algumas obrigações trabalhistas que, hoje, sua empresa ainda seja obrigada a cumprir?

Já ajuda em muita coisa, não é mesmo?

Então vamos deixar as coisas mais interessantes…

Portanto, pegue essa empresa e some a um sistema online de gestão financeira…

Assim surge a Near You!

Nós, da Near You, somos uma plataforma de BPO Financeiro que vem ajudando diversas empresas a sobreviverem à crise financeira e, mesmo nela, se planejarem a otimizar os seus lucros.

Conosco, suas preocupações financeiras se tornarão muito mais simples de serem resolvidas, uma vez que você terá todo o back office necessário para ter tranquilidade e assertividade nas suas tomadas de decisões!

Portanto, não perca mais tempo e deixe de correr riscos desnecessários que podem te custar muito!

Acesse esta página agora mesmo e fale com um de nossos especialistas em BPO Financeiro – e livre-se dos impactos negativos desta crise financeira: BPO Controladoria Financeira.

Caso sinta-se mais à vontade, fale com um de nossos especialistas diretamente por WhatsApp, teremos total profissionalismo para entender o momento atual da sua empresa e te guiar às melhores ações para que seu futuro seja de sucesso – mesmo enfrentando uma crise financeira.

Para falar com um de nossos especialistas por WhatsApp, agora mesmo, basta clicar neste ícone do WhatsApp no canto inferior da tela (caso esteja acessando por desktop) ou no canto superior da tela (caso esteja acessando pelo celular).

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Planejamento Tributario Porque A Maioria Das Empresas Paga Impostos Excessivos - Abrir Empresa Simples

Entenda como o planejamento tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa

Pode parecer absurdo, mas é realidade no Brasil. Mesmo sob umas das mais altas cargas tributárias do mundo, cerca de 95% das empresas brasileiras pagam impostos a mais que o devido, segundo estudo do IBGE em parceria com a Associação Comercial de São Paulo. E isso acontece mesmo em um cenário de crise econômica, como o atual, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!