Planilhas Financeiras: Tudo Para Reerguer O Seu Comércio!

Aferramentamaissimplesseraasuasalvacaodacrise Post (1) Artigos De Terceirização Financeira Em São Paulo | Near You - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Planilhas Financeiras Que Realmente Vão Funcionar Para Colocar O Seu Comércio Nos Trilhos De Novo!

Chega De Pensar E Vamos Colocar Os Seus Planos De Reorganizar O Seu Comércio Com Planilhas Financeiras Em Prática, Revelando Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Elas! 

Todo mundo fala muito sobre ter controle financeiro durante a crise, mas, e o seu, como está?

Conseguiria facilmente dizer quanto lucro obteve no mês passado? E hoje, como está o seu fluxo de caixa?

Não sabe ou não possui fácil acesso a esse tipo de informação?

Bom, com a crise, você deve saber que cada milímetro quadrado do seu financeiro, afinal de contas, para que o seu controle seja efetivo e suas estratégias deem certo, as suas métricas e dados precisam estar ao seu alcance.

Portanto, vamos falar sobre um recurso muito utilizado pelos empreendedores e que você, com certeza, pode tirar muito proveito: as planilhas financeiras!

Vamos relevar tudo o que você precisa saber sobre elas e se, de fato, elas são a melhor opção para manter o seu controle financeiro em “rédea curta”.

Confira Nossos Serviços 1 - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | Near You

Começando, De Fato, Pelo Começo: Você Sabe O Que São As Planilhas Financeiras?

Mesmo que você empreenda há muito tempo, talvez, nunca tenha pensado em fazer uso das planilhas financeiras — e acredite, o seu comércio não será o primeiro e nem o último a ter essa história.

Sendo assim, vamos explicar o que elas são, afinal, prometemos revelar tudo sobre o assunto, então, achamos que seria válido começar “cortando o mal pela raiz” para evitar confusões mais tarde.

Então, as planilhas financeiras são documentos dispostos em formato celular — ou seja, organizado por meio de células ou espaçamentos —, assim, facilitando a visualização de diferentes elementos que, no caso, são as informações sobre as finanças do seu comércio.

Simples? Não?

Resumindo, elas são documentos nos quais você coloca todas as informações sobre o seu financeiro, assim, é possível visualizar aspectos importantes do seu comércio em um único lugar, sem precisar ficar analisando tudo repetidas vezes.

Portanto, é uma solução válida para colocar em prática a sua organização, seja você antigo ou novo no mercado.

Para Que Servem As Planilhas Financeiras?

Agora que você já sabe o que as planilhas financeiras são, é necessário explicar para que elas servem.

Afinal, para que estaríamos apresentando essa solução se, de fato, você não souber para que elas servem.

Visto isso, mesmo que, no mundo empresarial, elas manifestem diversas finalidades, quando focamos nas financeiras, é notável que o objetivo é não apenas centralizar informações sobre as finanças como, além disso, possibilitar o controle dos colaboradores ou do gestor responsável pelas economias da empresa.

Mas… Elas São Realmente Efetivas?

Então, essa é uma pergunta que muitos empresários se fazem, afinal, por se tratar de uma ferramenta simples, ela logo é associada à ineficácia.

Uma conclusão muito equivocada, inclusive.

Pois, justamente por ser simples é que ela funciona e se adapta muito facilmente às peculiaridades dos mais diferentes comércios.

Sendo assim, se você está procurando uma forma rápida, simples e eficaz para colocar as suas finanças na linha — e nunca mais tomar um susto com o saldo da sua conta ser diferente do imaginado —, achou um candidato forte para sua gestão

O Que Você Precisa Avaliar Antes De Baixar Uma Planilha Financeira?

É claro que você já deve imaginar que nem toda planilha financeira é, de fato, boa — assim como tudo na vida, existem as coisas bem feitas e as malfeitas, ou até em questões de simplicidade, como fáceis de usar e as complexas.

Mas, você sabe o que você precisa avaliar para saber se uma planilha vai funcionar ou não para a organização do seu comércio sem nem ao menos tê-la usado uma vez sequer?

É para isso que estamos aqui, então, confira alguns pontos extremamente importantes que você precisa se atentar no momento que tiver o primeiro contato com qualquer modelo de planilha:

Site Confiável

Antes de qualquer coisa, você — em hipótese nenhuma — nunca deve fazer download de nenhum arquivo que veio de um site não confiável.

Afinal, principalmente depois que a pandemia chegou ao Brasil e as empresas aderiram ao home office, o aumento de ataques de hackers foi extraordinário, e o foco deles você já deve saber: os negócios.

Hackers - Artigos de Terceirização Financeira em São Paulo | Near You

Então, antes de qualquer coisa, garanta que você esteja em um site confiável, baixando um conteúdo de uma entidade financeira conhecida e que nada está ameaçando os seus dados ou o dispositivo.

Afinal, a crise e o Coronavírus não são as únicas ameaças que um empresário corre agora, e você precisa ficar de olhos abertos para não cair na armadilha de pessoas mal intencionadas.

Está tudo aí?

Além de baixar de um local seguro, é preciso ter a mínima noção das suas necessidades financeiras, pois você não pode exigir algo de uma planilha financeira sem que, de fato, exista uma pré-definição dos aspectos que serão analisados.

Portanto, você precisa fazer uma busca por todos os indicadores financeiros do seu comércio antes de começar a procurar pelas melhores ferramentas, caso contrário, todo esse esforço será jogado fora.

Depois de fazer o levantamento completo das suas necessidades, é hora de ir atrás de planilhas financeiras que atendam a todas as suas demandas.

Procure algo intuitivo

Não há nada pior do que, quando estamos com pressa, precisar passar por algo que demanda muito mais tempo do que dispomos — assim como uma pessoa andando devagar na nossa frente quando estamos com pressa. 

E essa situação não é nada diferente quando falamos sobre ferramentas para gerir melhor o seu financeiro, portanto, sempre busque pela simplicidade e intuitividade.

Os Modelos Grátis Realmente Valem A Pena?

Depois do que falamos, você deve ter percebido que nos referimos à modelos grátis online de planilhas financeiras — algo muito comum e facilmente encontrado no digital.

Mas, será que elas valem mesmo a pena ou seria melhor você mesmo elaborar a sua?

Bom, essa resposta depende de muitos fatores.

Afinal, apesar de existirem diversos modelos por aí, talvez você não goste de nenhum deles e prefira fazer a sua própria planilha.

E não há nada de errado, contudo, aconselhamos que você use um bom documento como base para, dessa forma, não se esquecer de nenhuma das demonstrações financeiras pertinentes. 

Mas, Mesmo Com Uma Ótima Planilha…

Empresário, de nada adianta ter uma planilha incrível e, no final, não usá-la da forma correta, certo?

Então, toda vez que for utilizar a sua, lembre-se que o seu objetivo é ter mais organização dentro do seu financeiro e, por isso, é crucial manter a ordem acima de tudo. 

O Que Você Precisa Fazer Para Que A Planilha Financeira Realmente Funcione No Seu Comércio?

Se te servir de dica, faça uma rotina ou algo semelhante para que você nunca esqueça de nenhum detalhe.

Mas, para não “te deixar na mão” em relação a isso, aí vai algumas ações que podem te ajudar:

  • Abra apenas a guia da planilha, assim, você não se distrai com outros assuntos;
  • Sempre preencha as células em uma ordem específica, dessa forma, nada nunca “passará batido”;
  • Separe todas as informações necessárias para preencher o documento antes de abri-lo, assim, evita que alguma informação se perca no caminho ou que você faça duplicatas.

Qual É A Frequência Ideal Para Atualizar As Planilhas Financeiras?

A pergunta dourada foi lançada: qual a frequência ideal para atualizar as planilhas financeiras?

Bom, existem planilhas que já estão separadas por tempo, por exemplo, uma planilha mensal ou uma que diga respeito de um demonstrativo realizado mensalmente.

Contudo, como “regra geral”, atualize as suas planilhas financeiras diariamente!

Sim, todo dia, porque, dessa forma, você consegue um controle mais preciso e realista da situação financeira do seu comércio.

Como Identificar Uma Planilha Financeira Que Mais Vai Atrapalhar Do Que Ajudar?

É claro, nem tudo é um mar de rosas quando estamos falando de planilhas financeiras, afinal, existem as que não são bem feitas — como já citamos antes.

Contudo, ao invés de passar dias ou semanas usando uma planilha para, enfim, concluir que ela não é a melhor alternativa para o seu comércio se organizar e garantir uma chance no meio de tantas incertezas da pandemia e da crise — pois ninguém aqui pode se dar ao luxo de errar em um momento tão delicado quanto o atual —, você pode identificar se a ferramenta é ou não boa.

E vamos te mostrar como através dos aspectos mais evidentes que esse tipo de documento apresenta.

Dessa forma, você poderá pular toda aquela famosa “fase de teste“ e ir em busca do que o seu comércio realmente precisa.

Então, vamos às características:

Aspectos Visuais Terríveis

Pode até parecer algo “à parte” de todo o resto e da funcionalidade das planilhas financeiras, mas é um ponto muito importante para que você, de fato, as use.

Pois, se o seu modo de organizar as coisas não for “confortável aos olhos”, por falta de expressão melhor, você não vai usá-lo, mesmo que se esforce no começo para isso.

Organização Confusa Das Células

Se você está buscando organização, a sua forma de colocá-la em prática não pode ser desorganizada — que paradoxo seria, não?

Além de não possibilitar ordem alguma, a falta de lógica na separação das células é um grande motivo para você se atrapalhar na hora de colocar os números da sua empresa no documento e, além disso, cria uma grande frustração que, por sua vez, gera uma resistência de usar a ferramenta.

Separações Confusas

Nada mais confuso do que usar algo que, por si só, já é confuso.

Então, ao enxergar que as separações que deveriam facilitar o registro das demonstrações financeiras não estão claras ou, por vezes, até mesmo duplicadas, é um sinal que essa planilha financeira não será muito eficaz.

Planilhas Financeiras X Software Financeiro

Apesar de termos falado sobre a questão dourada, agora, sim, vamos mencionar uma verdadeira batalha do século: planilhas versus softwares financeiros.

Isso sim é uma grande dúvida, afinal, apesar das planilhas serem recursos muito mais rentáveis — até de graça, na maioria das vezes —, existem os softwares do outro lado, oferecendo diversas vantagens.

Portanto, se compararmos ambas ferramentas de controle financeiro, notaremos que, apesar das planilhas “darem conta do recado”, os softwares demonstram mais vantagens do que a organização das suas finanças.

Pois, com um sistema integrado e, na maioria das vezes, online, é possível ter acesso remoto às informações financeiras do seu comércio, relatórios sobre o desempenho do seu negócio, sem contar na segurança que os backups proporcionam.

Visto isso, é claro que, se você pudesse escolher entre essas duas opções, o que mais apresenta vantagens é o software, pois ele oferece informações relevantes para uma tomada de decisão mais consciente e embasada.

No Final Das Contas…

Por fim, falamos muito bem das planilhas financeiras e, no final, falamos sobre softwares e seu alto desempenho…

Contudo, é preciso ter em mente que, para superar a crise ou mesmo ter resultados expressivos no seu financeiro, contar apenas com ferramentas não é o suficiente — sejam planilhas ou softwares.

Pois, infelizmente, ambas não oferecem o que você realmente precisa para superar os números negativos e transformá-los em uma sequência positiva que só tende a crescer.

Então, se você realmente quiser tirar o seu comércio da mira da crise e ter controle total sobre as suas finanças, é necessário contar com a ajuda de profissionais que entendam não apenas de finanças, mas que conheçam o seu mercado tanto quanto você.

E nós, da Near You, somos os profissionais certos para isso!

Com o nosso auxílio, você terá uma equipe realmente focada no seu sucesso, trazendo soluções estratégicas e eliminando qualquer tipo de falha no seu financeiro, dessa forma, potencializando as suas chances de sobreviver e, além disso, superar a crise com sucesso.

Sendo assim, você pode tentar a sorte com ferramentas que podem falhar ou contar com o auxílio de profissionais que entendam as suas necessidades e as atendam sem complicações.

Então, se quiser ter a maior chance possível de garantir sua presença no mercado, entre em contato conosco o mais rápido possível e, juntos, vamos superar este momento complicado — e qualquer outro que vier!

Estamos apenas esperando o seu contato!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Elaborar Um Planejamento Financeiro Para Seu Negócio - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

3 Motivos para contratar um BPO Financeiro

Por que contratar um BPO Financeiro é a melhor opção para o seu negócio? Quais são os principais benefícios ou motivos para contratar um BPO Financeiro? Talvez, os serviços em BPO Financeiro ainda são uma novidade para você e para

5 Vantagens De Terceirizar A Gestão Financeira De Sua Empresa - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

Saiba como ter uma boa gestão financeira para sua empresa

Como conquistar uma gestão financeira eficiente para a sua empresa? Quais são os principais benefícios da gestão financeira no mundo dos negócios? A gestão de recursos e processos financeiros é um dos mais importantes pilares para o sucesso dos negócios

O Que E Bpo - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

O que é BPO Financeiro?

Você sabe o que significa um BPO Financeiro? O assunto tem conquistado cada vez mais espaço no mundo dos negócios e pode ser a solução perfeita para as necessidades da sua empresa. Nesse conteúdo, a Near You explica em detalhes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!