Você sabe como fazer a conciliação bancária para seu negócio?

Descubracomorealizaraconciliacaobancariaparaseucomercio Post (1) Artigos De Terceirização Financeira Em São Paulo | Near You - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conciliação Bancária – Você Sabe Como Tirar Total Proveito Da Prática?

O Controle Financeiro Pode Definir A Vida Útil Das Empresas, Já Pensou Que Acompanhar Custos E Entender As Taxas Praticadas Pelos Bancos Pode Ser O Diferencial De Negócios Sempre Prósperos?

Pode parecer estranho, mas muitos negócios ignoram que aspectos financeiros são um dos fatores mais importantes na existência de uma empresa de sucesso. Você tem pensando assim também?

Já sentiu necessidade de ter mais controle sobre o orçamento financeiro?

Ou tem sido alvo de surpresas recorrentes no fluxo de caixa?

A melhor maneira de entender seu negócio e avaliar os lucros é ter o controle das finanças e estar por dentro de como os agentes financeiros entendem seu fluxo de caixa. E, isso é mais simples do que você imagina!

O que, afinal, é a conciliação bancária?

Conciliação Bancária nada mais é do que realizar um comparativo de todas as informações financeiras de uma empresa, registrada por todos os bancos onde o negócio possui transações registradas, ou seja, é através dessa análise que você entenderá se o que espera de entradas em saídas de fato ocorreu e, quais taxas cada banco utiliza para os valores efetuados. 

Além de auxiliar no controle das finanças, o comparativo ainda deixa visível para a contabilidade se há inconsistência de dados ou problemas nos registros internos, como emissões erradas, valores e datas desencontrados, situações duplicadas, movimentações de débito e crédito registrados pelo banco mas que não foram lançados, entre outras situações.

É realmente importante fazer a conciliação bancária?

Assim como manter a administração dos colaboradores é primordial, ter noção dos demonstrativos de cada movimentação financeira é a conclusão de uma empresa realmente organizada e pronta para enfrentar percalços que o mercado apresente.

Ter esse controle ajuda a manter as relações de comércio mais alinhadas e as condições internas acertadas, como estoque e insumos. 

Entenda a necessidade do seu negócio

Já a frequência da realização da conciliação bancária deve ser definida de acordo com a necessidade de avaliação de cada negócio — pode ser semanal, mensal, semestral ou anual. Realizar o processo também é essencial para que seja possível diagnosticar e identificar eventuais problemas de caixa ou de gestão.

O recurso é uma ação indispensável para que o empresário tenha total domínio sobre a sua situação financeira. Além disso, ele possibilita que os gestores planejem um orçamentário efetivo, tenham controle sobre todas as movimentações bancárias e financeiras da empresa e, ainda, disponham de um saldo bancário confiável para realizar suas transações.

A conciliação bancária é essencial tanto para os processos atuais da empresa quanto para as previsões e planejamentos futuros. Por meio dessa ferramenta, é possível estruturar o seu mercado de forma que ele possa alcançar as suas metas e objetivos.

Confira Nossos Serviços 1 - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | Near You

E, como fazer uma conciliação bancária?

Antes de querer analisar todos os extratos e débitos, é primordial definir qual é a necessidade e periodicidade de controle bancário do seu negócio. 

Cada situação tem a sua complexidade e, que deve ser levada em conta pelo departamento financeiro, realizando processos, muitas vezes, quinzenalmente ou até anualmente, desde que consiga atender as necessidades do negócio e auxiliar na evolução financeira da empresa. 

Porém, independente da periodicidade da análise, é preciso manter atenção em alguns pontos importantes:

  1. Manter cultura de controle sobre todos os fluxos de pagamentos
    Para análises do departamento financeiro,manter controle de entradas e saídas é primordial, pois, sem essas informações será impossível entender os dados e visualizar possíveis divergências de taxas ou mesmo dados.
    Manter registros diários que incluem até multas e juros será um fôlego quando as movimentações forem convergidas, desde que sejam levados em consideração todos os lançamentos realizados. 
  2. Esteja a par de toda as contas da empresa
    Tenha controle de todas as contas bancárias e qual o uso de cada uma delas, isso permitirá que, no momento da conciliação bancária, você não esqueça de algum dado da empresa, mesmo que pouco utilizado.
    Se houverem contas ativas, devem ser consideradas. 
  3. Verifique seu saldo no extrato
    Controle os saldos nos bancos e verifique se eles estão alinhados com os controles internos demonstrados.
    Mesmo que possa ser considerada irrelevante, a tarefa precisa ser realizada todos os dias e compor o controle dos fluxos de pagamentos.

Mantenha uma cultura de controle financeiro

Ao ter um controle diário sobre o fluxo de caixa e todas as transações e, ter o armazenamento correto das informações, a conciliação bancária pode se tornar mais fácil de ser realizada e mais fácil de entender possíveis problemas no controle de informações.

Faça as retificações necessárias

No controle financeiro é comum que se depare com dados desatualizados no controle interno da empresa. Não deixe isso para trás.

Sempre que inconsistências forem encontradas, tenha o cuidado de corrigir os dados e garantir que seu negócio esteja sempre atualizado para sua realidade, ampliando o controle relacionado as contas em bancos e melhorando a percepção interna do negócio, uma vez que facilitará futuras análises do departamento contábil. 

Respeite sua periodicidade

Se foi definido que o controle do departamento financeiro deve ser analisado a cada 15 dias, é preciso que haja organização plena para que a função seja realizada em toda sua necessidade.

A tarefa não deve ser adiada sempre que possível, muito menos prolongada sem uma data para acontecer, visto que é uma atitude fundamental para que o negócio se mantenha vivo e em plena funcionalidade.

Neste momento, também vale analisar se a periodicidade da conciliação bancária consegue suprir as necessidades da empresa para que consigam ter um panorama real de todas as transações do negócio.

Efetividade de atuação

Para realizar uma conciliação bancária efetiva, a cultura da empresa irá determinar muitas das necessidades, por isso, é importante estar atento a alguns desafios que podem surgir pelo caminho:

  • Registro integral
    Não é incomum que empresas encontrem falhas ou “buracos” na contabilidade quando a função é ampla, afinal, é preciso documentar as várias fontes de receitas e despesas
  • Falha humana
    Somos propensos a erros, toda pessoa é, por isso, confiar apenas em planilhas pode gerar bagunças desnecessárias no momento de entender todos os dados da empresa.
  • Entender as fontes de registro
    Cartões de débito, crédito, cheque, dinheiro em espécie, lojas físicas ou apenas virtuais, diferenças de atuações para matriz e filiais, tudo isso deve ser levado em conta para permitir uma análise integral do negócio.

Essas são condições normais, mas que devem deixar departamentos financeiros em alerta máximo para que consigam reunir todos os diversos dados no momento de análise, sendo ainda sugerido optarem por soluções tecnológicas inteligentes, que podem minimizar as condições de erros. 

O relacionamento continua sendo muito importante

Manter boa atuação junto às instituições financeiras pode facilitar resolução de diversos problemas, inclusive quando dados inconclusivos são verificados. Sendo assim, é importante estar próximo dos bancos, onde se manter sempre atualizado será de grande valor para o futuro.

Você sabe quais são os principais erros no momento da conciliação?

Citamos aqui, como a cultura do ambiente pode influenciar na organização das finanças e, talvez, esse seja o maior desafio para não cometer erros que prejudiquem o processos de análise da conciliação bancária.

Tenha em mente que cada empresa é como uma casa diferente, sendo assim, mesmo que tenham rotinas parecidas, cada time funciona de uma maneira diferente, portanto, entenda como sua empresa funciona e como precisa agir para funcionar melhor.

Essa dica pode parecer pequena mas irá ajudar na maioria das tomadas de decisões, dando mais confiança conforme os problemas analisados forem sendo solucionados. 

Como posso facilitar o processo?

Planilhas e controles manuais podem parecer uma boa atuação no inicio, porém, por estarem sujeitas a erros humanos, e imprevisibilidade física (como condições geográficas) tornam-se difíceis de apresentarem exatidão de dados ao longo do tempo. 

Uma maneira de alcançar resultados melhores-  e até mais rápidos – e escolher por empresas especializadas na função, e que atuem com soluções tecnológicas que conseguem dar o suporte administrativo que a tarefa necessita.

Softwares para conciliação bancária se tornam necessários ao conseguirem reunir em um único ambiente todas as diversas transações dos negócios, e possibilitarem que a leitura e análise das condições seja realizada com rapidez e maior precisão, apresentando fluxos de caixa mais harmoniosos quando coletadas as informações de maneira correta.

A tecnologia vem para ajudar

As opções tecnológicas permitem mais controle e, por consequência, menos lacunas na contabilidade, reduzindo inconsistências em diversos pontos do controle financeiro. Ao ponto que libera o departamento financeiro para realizar outras atividades cotidianas, gerando uma colaboração tecnológica feita para auxiliar além de sua função primordial.

Realizar a conciliação bancária permite que empresas consigam ter uma visualização e, portanto, um entendimento macro sobre suas condições financeiras em curto, médio e longo prazo, dependendo de como forem definidas suas necessidades iniciais e a maneira de atuação do departamento financeiro.

E, para isso que isso seja uma realidade promissora, a empresa pode ser um E-commerce ou comércio físico, do varejo ou prestadora de serviços, e diversas outras condições de atuação, pois, todas as atividades ganham vantagem ao manterem o departamento financeiro em conciliação dentro de suas diversas pontas de atuação.

É possível verificar, ainda, que a produtividade e funcionalidade dos departamentos contábeis ganham mais musculatura na atuação diária por promover aos colaboradores maior confiança sobre os dados trabalhados, garantindo que, assim, mesmo em momentos adversos, a empresa não enfrente surpresas internas.

E a opção de terceirização financeira?

Há quem torça um pouco o nariz para a prática, porém, ao delegar a função de contabilidade para empresas especialistas na atividade, essa confiança dos dados ganha ainda mais controle, preenchendo lacunas que trazem benefícios na manutenção de diversos negócios.

Com a responsabilidade da função determinada a uma equipe especialista e sempre atenta aos mínimos detalhes, a empresa passa a ter mais liberdade de investir espaço e insumos em outras necessidades básicas que, antes, poderiam não ser analisadas no cotidiano, seja pela impossibilidade física ou mesmo de colaboradores alocados.

Sendo essa uma função de alta confiança, escolher empresas que se apoiam em soluções tecnológicas eficientes continua sendo altamente recomendado, já que isso trará segurança em cada decisão tomada, pois as informações disponibilizadas terão sempre a confiabilidade necessária para cada uso. 

Fornecimento de qualidade

Não basta ter informações, é preciso que elas sejam apresentadas da melhor forma para que possam, efetivamente, ser usadas no seu negócio.

Ao Invés de relatórios e mais relatórios que complicam a análise de dados, atuamos com disponibilização inteligente de informações, pensada para que cada negócio usufrua do melhor de suas próprias informações.

Nós, da Near You, queremos que você entenda sua contabilidade e que ela seja útil para o futuro do seu comércio, para que assim, mesmo em momentos adversos, você tenha o controle ideal sobre sua atuação no mercado e se mantenha firme.

Nosso interesse é em nos tornarmos mais que de uma empresa de contabilidade, para nós, é primordial sermos vistos como uma parceria principal, que garante a existência de empresas robustas, que alcancem confiança para melhorar sua área de atuação, sempre levando em conta a especificidade de cada caso e cada necessidade abordada.

Se seu interesse é entender seus processos financeiros e maximizar sua tomada de decisão, nós estamos disponíveis para tornar seu futuro competitivo baseado em decisões assertivas a partir da análise de dados e projeções contábeis colhidas e analisadas para levar seu negócio ao imaginado.

Entre em contato conosco e vamos entender juntos suas principais necessidades. 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Saiba Como Elaborar Um Planejamento Financeiro Para Seu Negócio - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

3 Motivos para contratar um BPO Financeiro

Por que contratar um BPO Financeiro é a melhor opção para o seu negócio? Quais são os principais benefícios ou motivos para contratar um BPO Financeiro? Talvez, os serviços em BPO Financeiro ainda são uma novidade para você e para

5 Vantagens De Terceirizar A Gestão Financeira De Sua Empresa - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

Saiba como ter uma boa gestão financeira para sua empresa

Como conquistar uma gestão financeira eficiente para a sua empresa? Quais são os principais benefícios da gestão financeira no mundo dos negócios? A gestão de recursos e processos financeiros é um dos mais importantes pilares para o sucesso dos negócios

O Que E Bpo - Terceirização de Serviços Financeiros | Near You

O que é BPO Financeiro?

Você sabe o que significa um BPO Financeiro? O assunto tem conquistado cada vez mais espaço no mundo dos negócios e pode ser a solução perfeita para as necessidades da sua empresa. Nesse conteúdo, a Near You explica em detalhes

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Novo programa anunciado por Paulo Guedes promete perdoar dívidas de…
Cresta Posts Box by CP